DESAFIO 6 – EXECUTAR A SEGUNDA AÇÃO E AVALIAR A JORNADA

Comunidade: Serra das Viúvas/AL

Municipio: Água Branca

Estado: AL

DESCRIÇÃO DA SEGUNDA AÇÃO REALIZADA

Título da ação:Doação de Mudas na Comunidade quilombola Serra das Viúvas

Preocupado com a degradação do meio ambiente e o desmatamento, o comitê pensou em realizar uma ação que chamasse a atenção da comunidade para a preservação do meio ambiente e resgate da cultura tradicional do plantio. Por isso a ação foi realizar uma palestra na associação da comunidade, incentivando o plantio de novas mudas. As associadas que tinhas mudas em suas casas levaram para doar para as famílias que não tinham. Além da doação foi realizado também o plantio de algumas mudas nas residências mais próximas do local onde houve a palestra.

AVALIAÇÃO COLETIVA DA JORNADA

O que a participação na Jornada trouxe de bom para a comunidade? O que valeu a pena na jornada? Quais foram os pontos positivos? A participação na Jornada trouxe algo de bom?

A comunidade avaliou como positiva a jornada, já que mobilizou e sensibilizou a comunidade sobre assuntos que estavam sendo negligenciados

Quais foram as maiores dificuldades que vocês tiveram para realizar a Jornada? Quais foram os pontos negativos? A participação na Jornada trouxe algo de ruim para os participantes?

A dificuldade da comunidade foi a de ter entrado na jornada já em andamento. Acompanhar as demais comunidades foi um pouco difícil. No entanto deu tudo certo.

Quantas pessoas se envolveram diretamente na organização da jornada em sua comunidade? Quantas pessoas se envolveram na realização das atividades (na construção da matriz FOFA, das Arvores realização das ações, etc)? Como vocês avaliam a participação e o envolvimento das pessoas da sua comunidade nas atividades propostas pela Jornada?

Foram mobilizadas em torno de 50 mulheres na jornada. A matriz fofa e as árvores foi produzida por um grupo reduzido de 10 pessoas, mas nas ações foram convocados homens e mulheres totalizando aproximadamente 70 pessoas ao todo. Isso mostra que o envolvimento da comunidade foi bom, visto que é uma comunidade relativamente pequena.

Como avançar nas atividades propostas na Jornada? O que pode ser feito em um próximo passo? Como mobilizar mais pessoas?

O diálogo democrático nas organizações coletivas podem ajudar muito na mobilização das pessoas das comunidades em geral.

março 10th, 2020|