DESAFIO 6 – EXECUTAR A SEGUNDA AÇÃO E AVALIAR A JORNADA

Comunidade: Solidão/PI

Municipio: São Braz do Piauí

Estado: PI

DESCRIÇÃO DA SEGUNDA AÇÃO REALIZADA

Título da ação:Reforma do telecentro comunitário

O comitê mobilizador em conjunto com alguns jovens da comunidade solidão, iniciamos o trabalho de reforma nosso telecentro que estava meio que abandonado e em conjunto, buscamos reformar o telecentro trocando as telhas quebradas que tava molhando o foro do telecentro, rebebemos um balde de tinta e fizemos uma uma nova pintura na sala dos computadores, consertamos os ventiladores para dar mais conforto aos usuário de nosso telecentro. Esse trabalho foi desenvolvido em coletividade e parceria entre jovens e adultos da comunidade.

AVALIAÇÃO COLETIVA DA JORNADA

O que a participação na Jornada trouxe de bom para a comunidade? O que valeu a pena na jornada? Quais foram os pontos positivos? A participação na Jornada trouxe algo de bom?

Positivamente a Jornada trouxe um pouco de participação de alguns jovens da comunidade união comunitária que a partir das ações proposta pela Jornada chegamos a um grupo forte de trabalho em prol do bem comum da comunidade. Algo que estava muito decadente dentro de nossa comunidade.
Negativamente a jornada pouco de participação dos sócios da associação comunitária, mais deixou resultados insatisfatório.

Quais foram as maiores dificuldades que vocês tiveram para realizar a Jornada? Quais foram os pontos negativos? A participação na Jornada trouxe algo de ruim para os participantes?

A maior dificuldade que tivemos foi marcar reuniões para fazer a construções das arvoras. Porém teve vários pontos positivos foram momentos de união de coletividade pois prescisavamos do apoio de cada um, foi possível também envolve pessoas que não faziam parte da associação, para contribuir e conhecer o trabalho desenvolvido pela comunidade então todos poderam participar e contribuir na realização das ações, foram momentos de fortalecimento e também de trocas de conhecimentos. Pensamos que essa jornada foi muito inovadora em diversos fatores, e que o que foi proposto nas atividades foi bom para trabalhar nas comunidades.

Quantas pessoas se envolveram diretamente na organização da jornada em sua comunidade? Quantas pessoas se envolveram na realização das atividades (na construção da matriz FOFA, das Arvores realização das ações, etc)? Como vocês avaliam a participação e o envolvimento das pessoas da sua comunidade nas atividades propostas pela Jornada?

Na construção da matriz fofa tivemos 18 pessoas, na construção das primeira árvores sempre teve entre 7 à 9 pessoas presentes a ação havia mas ou menos 5 pessoas.
Segunda ação, na construção das árvores sempre teve entre 5, 6 pessoas,
sendo que nos dividimos uns ficarão fazendo concertado o telhada e outros ficaram fazendo pintura. Algo importante é que na realização das ações o público alvo era diverso composto por jovens adultos e idosos e todos participaram.

Como avançar nas atividades propostas na Jornada? O que pode ser feito em um próximo passo? Como mobilizar mais pessoas?

Trazer novas pessoas para o meio e somar a maior numero de pessoas possível para termos um grupo grande e forte.

fevereiro 18th, 2020|