Lagoa de Cima/ PI

Lagoa de Cima é uma comunidade que fica a 3 Km de distância do município de S.Braz do Piauí, no Estado do Piauí. Na comunidade vivem cerca de 450 moradores divididos em 127 famílias. A maioria da população é composta por homens.

Fundada em 1956, atualmente as principais atividades desenvolvidas são: a agricultura de subsistência e a  criação de animais. O índice de pessoas que trabalham fora da comunidade é baixo, geralmente em atividades na construção civil. Na comunidade, são produzidos: feijão, milho, mandioca, manga, umbu, caju, caprino, ovino e suíno.

Há também um potencial turístico que pode ser desenvolvido na região, que segundo os comunitários os lugares são: Toca do Boqueirão do Toninho, Marcas Rupestre e serra do pré-histórico.

Na área de educação , em Lagoa de Cima é possível freqüentar escola com ensino da 1ª à 4ª série,  possui também programa de alfabetização  e projeto de incentivo a leitura Arca das Letras.

A comunidade possui um posto de saúde e é atendida pelo programa Saúde da Família.

A maioria das casas da comunidade possui cisterna, contam com auxilio do carro-pipa como recurso para suprir o consumo mensal.

O programa social que atende à comunidade é o Bolsa Família.

OBSERVAÇÃO: informações extraídas do diagnóstico comunitário participativo, aplicado na comunidade em julho de 2015.

Fotos: Ivana Soares e Ronni Silva