DESAFIO 1 – MOBILIZAR A COMUNIDADE E REALIZAR DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO

Comunidade: Raiz da Terra

Município: Água Branca

Estado: RJ

COMO FOI A APRESENTAÇÃO DA JORNADA PARA A COMUNIDADE

A comunidade Covões de Baixo surgiu há alguns anos atrás, mais ou menos no ano 1970. E o nome Covões de Baixo é devido à sua divisão com outra comunidade, que tem como nome Covões de Cima. Em meio às duas comunidades há uma baixa – que os mais idosos geralmente chamavam de covão, aí surgiu o nome Covões. A população da comunidade é de mais ou menos 200 habitantes. É predominante a criação de animais (galinhas, porcos, bode, ovelhas, bois, etc). Cultivamos milho, feijão, etc. As pessoas que residem na comunidade são agricultores. A comunidade é rica em fontes de mineração de água saloba. A religião que predomina é a Católica, entre outras características.

COMITÊ MOBILIZADOR

Após a adesão da associação comunitária à Rede dos Saberes, é formado um Comitê Mobilizador composto por até 12 membros que irão apoiar as atividades localmente, participando das ações e mobilizando o restante dos integrantes da comunidade.

Membros do Comitê Mobilizador:

Carlos Severino
Manuela Cavalcante
José Lopes
Antonia Miranda
Carla Matos
Jucilei Adorno
Mirela Bastos
Rafael Pereira
Antonio Carlos
Silvia Peres

DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO

O primeiro passo para conhecer melhor as características e questões da comunidade, é a realização de um diagnóstico participativo. Os mobilizadores(as) reúnem a comunidade e juntos respondem às questões de um questionário que foi elaborado em conjunto por lideranças comunitárias da Rede Comunidades Semiárido.

CLIQUE AQUI para ver o resultado do Diagnóstico da comunidade.

MATRIZ FOFA

A Matriz FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) é uma ferramenta que permite analisar o cenário em que está inserido a comunidade, trata-se de um instrumento que dá bases para que a comunidade inicie um planejamento de suas ações. Os mobilizadores conduzem sua execução em conjunto com os demais membros da comunidade.

CLIQUE AQUI para ver o resultado da Matriz FOFA da comunidade