NOSSOS SABERES

BENZEDEIRA

“A cura através da fé!
Dona Maria Jovelina, agricultora, aposentada, mãe de 4 filhos sempre viveu em Furnas. Mulher de fé, desde jovem incentivada por sua mãe tem ajudado pessoas da comunidade com seus dons. A mesma tem sido procurada por comunitários que sofrem com dores, mal olhado e lesões a fim da melhora desses sintomas. A comunidade agradece e deseja que Deus a ilumine com muitos anos de vida para que possa continuar ajudando a quem precisa.”

Josiane – Furnas/PE

PARTEIRA

“Essa é a mãe Helena, parteira da comunidade. Há mais de vinte anos atua como parteira e adquiriu experiência em ver as outras parteiras fazendo parto, até conseguir que confiassem nela e passassem seus conhecimentos, auxiliando para que ela continuasse com seu trabalho voluntário.”
Edvânia Sousa – Capim/AL

ESPINHELA CAÍDA

“Espinhela caída tem como sintomas principais, dores nos braços e ao respirar dor no peito, além de desanimo e cansaço. O diagnóstico popular é feito a partir da medição com uma rodilha da seguinte forma: junte bem os pés, depois meça com a rodilha da ponta do dedo mindinho ao cotovelo sem perder a medida, depois meça a mesma medida nos ombros, se sobrar um pedaço da medida a espinhela esta caída, Tratamento: ao amanhecer fique em pé de frente para o sol, junte bem os pés, se benza, incline-se com as mãos postas para os pés, levante-se devagar rezando o Pai Nosso colocando as mãos ainda postas para cima, quando chegar na parte que diz “não deixeis cair em tentação” e com as mãos ainda levantadas respirar fundo três vezes forçando as mãos para cima e termine a oração, logo após solte as mãos e benza-se novamente… Repita três vezes por três dias. Ao persistirem os sintomas o médico deverá ser consultado.
Francisca Ana (Chiquinha) ”

Guilherme Angelo Moreira Bernardo-Sítio Alegre/ CE

FOGO SAVAI

Dona Bia de Preto é uma das mais antigas e poucas rezadeiras que ainda existe na comunidade. A mesma confessa que aprendeu a rezar desde de seus 12 anos através a sua mãe. Para se rezar “fogo savai”, nome que se dar a doenças que tem ardência no corpo como cobreiro e alergia de insetos peçonhentos (aranha, lagarta e entre outros), Dona Bia fala que primeiro ela se benze, fala na doença que pode ser de bicho peçonhento ou da própria pessoa. Em seguida, reza o Pai Nosso, a Ave Maria, a Santa Maria, a Salve Rainha, o Creio e por último oferece a todos os Santos. Dona Bia ainda afirma que doenças de “fogo savai” reza-se passando óleo, podendo ser óleo de comida, banha de porco, neste caso da foto foi usado óleo de piti. ”

Dyovany Otaviano-Riacho de Pedra/

HORTA

“Coentro: Do plantar ao colher é um mês
Pimentão, pimenta, berinjela, tomate ,repolho e cenoura: Do plantar ao colher é 120 dias
Plantação:
Macaxeira: Planta-se no mês de janeiro e a colheita é somente depois de 6 meses.
Batata: Planta-se no mês de maio e a colheita é somente depois de 4 meses.
Feijão Quarentinha: A colheita é somente depois de 40 da plantação.
Feijão Joaquim: A colheita é somente depois de 60 dias da plantação.
Milho: Planta-se no mês de abril e a colheita é somente depois de 3 meses.
Mandioca: Planta-se em janeiro e a colheita é somente depois de um ano.
Inhame: Planta-se no mês de janeiro e a colheita é somente depois de um ano.
Pescaria:
A melhor época para a pescaria é no inverno, principalmente nas noites de lua nova, onde a noite está escura e os peixes saem para a reprodução.
Pescaria com anzol de vara: Pega principalmente traíra, jacundá e cará.
Pescaria com tarrafa: Pega toda qualidade de peixe e também siri.
Pescaria de puçar: Pega principalmente camarão e muçu.”

Ewerthon Silva – Limoal/RN

PESCARIA

“Quando se vai pescar com gereré e/ou balaio, Divacildo Gomes afirma que é preciso primeiro andar por todo (barreiro, cacimba, riacho e entre outros) para poder saber o lugar onde os peixes estão. O mesmo ainda afirma que conforme o horário que você vai pescar, os peixes apresentam um comportamento diferente, como por exemplo, de manhã eles saem mais para comer e a tarde estão mais alocados. Divacildo Gomes explicaque na pescaria da traíra o pescador ao localizá-la em sua loca tenta deixá-la sem saída e aí coloca as mãos pegando a cabeça e o corpo dela. Deve-se ter cuidado para que ela não morda! Quando utiliza-se o anzol para pescar, normalmente, utiliza-se a minhoca como armadilha para pegar piaba, traíra, tamarina e entre outros peixes.
Segundo o pescador Zé Feitosa, um dos mais experientes da comunidade, afirma que durante à noite é melhor de se pescar traíra e pilápia pela tarrafa “porque na rede de dia a água é clara de mais e então, o peixe não vem para rede malhar, mas de noite o peixe vem malhar mais. A traíra e a pilápia são peixes que malham mais à noite e são muito espertos, quando você chega na água de dia a traíra já corre.”

Dyovany Otaviano – Riacho de Pedra/PE

PREVISÃO DO TEMPO

“Segundo os mais velhos contam em nossa comunidade há uma grande crença, quanto ao
inverno, depositada no pássaro chamado Casaca de Couro, recebe este nome pois suas
pena são da cor das antigas casacas de couro que o vaqueiros utilizam para juntar gado
no mato, os mais velhos falam que se este pássaro realizar uma sinfonia grande, isto é,
cantar muito próximo ao período do inverno, teremos uma inverno chuvoso e cheio de
fartura, porem se ele não realizar este canto harmonioso teremos um inverno fraco. ”

Romar de Né – Sítio Santo Antônio dos Posseiros/CE

PALMA FORRAGEIRA

“Para o plantio da palma forrageira, os agricultores daqui recomenda se quebrar a palma três dias antes ou depois da lua nova, pois quando plantada nesses dias ela terá bom desenvolvimento”

Givaldo Silva Santos- Cachoeirinha Agrovila I/SE

MONITORAMENTO DA CHUVA

“Quando chove e só ir no pilão pela manhã e ver o total de água após a chuva, e dependo do tanto de água que têm no pilão a gente descobre quantos milimetros choveu, se o pilão fica meio de água e pq choveu 50mm e se encher e pq choveu 100 mm aii vai variando o total de água e vai se descobrindo quantos milímetros deu de chuva!”

José Netto – Redondo I/PE

CARANGUEJEIRAS E A CHUVA

“Na região de Barreiros, tem a crença de que quando as caranguejeiras começam a aparecer com uma maior frequência é sinal de chuva, pois elas moram em buracos e quando o local fica mais quente e elas saem.”

Nalri Pereira – Barreiros/PB

BENZEDEIRAS

“Em nossa comunidade temos muitas benzedeiras entre elas a dona Cicera que reza com o ramo na cabeça das pessoas rezando o pai nosso, o credo, a salve rainha,para passar a dor nas costas, na cabeça das pessoas que a procuram.”

Edivânia Souza – Capim Pariconha/AL

O GÊNERO DA CRIA

“Um dos saberes populares da nossa comunidade é para descobrir o sexo da cria de uma vaca.
Quando uma vaca está ” prenha” , o senhor José Bernardo da nossa comunidade descobre se a cria será macho ou fêmea. Se a vaca ficar com a cara mais escura, a cria será fêmea. Se permanecer com a cor normal, a cria será macho. Também dá pra saber se será fêmea através das tetas, pois as tetas da frente ficam maiores.”

Otácio Oliveira-Côcos/PB