Pedra Branca/ PE

A comunidade Pedra Branca  foi fundada em 1880 e fica localizada no município de Cumaru, Pernambuco.

As principais atividades econômicas desenvolvidas na comunidade são: a agricultura de subsistência, a criação de animais e o comércio. As pessoas que buscam emprego fora comunidade, geralmente trabalham de carpinteiro, pedreiro, serralheiro e encarregado de obra.

A comunidade possui alguns bens comunitários, dentre eles o Telecentro com acesso à internet, reprodutor caprino, açude e o chafariz.

Pedra Branca também possui escola com ensino da 1ª à 4ª série e Programa de alfabetização de Jovens e Adultos.

Os principais alimentos produzidos na comunidade são: milho, feijão, frango caipira, ovos, hortaliças, leite e derivados. E a maioria da produção agrícola é orgânica.

Há também um posto de saúde que funciona em horários regulares e conta com acompanhamento freqüente de agentes de saúde que realizam campanhas de vacinação, e combate à dengue, hipertensão e diabetes.

A comunidade dispõe de rede pública para abastecimento de água que ocorre uma vez por semana. Para auxiliar o consumo, utilizam poços, açudes, barreiros e carros-pipa. A maioria das casas possui cisterna.

Os programas sociais que atendem à comunidade são: o Bolsa Família, o Programa de Incentivo à Produção de Agricultura e Consumo de Leite e o Programa nacional de Alimentação Escolar.

OBSERVAÇÃO: informações extraídas do diagnóstico comunitário participativo, aplicado na comunidade em julho de 2015.

Fotos: Luzenira Gomes