Riacho do Boi/ PE

Fundada em 1850, a comunidade Riacho do Boi fica localizada a 18 km do município de Cumaru, no Estado de Pernambuco. A comunidade possui 1000 moradores e está dividida em 300 famílias. A população é composta em sua maioria por mulheres.

As principais atividades econômicas desenvolvidas na comunidade são: a agricultura de subsistência e a criação de animais. Há um índice médio de pessoas que trabalham fora da comunidade em empregos na construção civil e de costura.

Riacho do Boi também possui escola com ensino da 1ª à 4ª série e Programa de alfabetização de Jovens e Adultos. E na sede da associação são oferecidos cursos profissionalizantes de costura e apicultura.

Na área da saúde, os comunitários são acompanhados regularmente por agentes de saúde que realizam campanhas de vacinação e no combate à dengue. Entretanto não há posto de saúde na comunidade.

A comunidade dispõe de rede pública para abastecimento de água com fornecimento de duas vezes ao mês. Para auxiliar o consumo, utilizam a Barragem do Jucazinho, carro-pipa e a maioria das casas possui cisterna.

Os programas sociais que atendem à comunidade são: o Bolsa Família e o PRONAF.

OBSERVAÇÃO: informações extraídas do diagnóstico comunitário participativo, aplicado na comunidade em julho de 2015.

Fotos: Vandeílson Pedro