SIMPATIAS

CHAMAR O SOL

“?Rosário de molho em uma bacia com água. Serve para quando está nublado, então os mais velhos dizem que se colocar o Rosario no meio do terreiro o sol sai novamente e volta tudo ao normal, e indicado pra quando está chovendo muito em dia de casamento ou outras festas importantes, ou para secar as roupas do varal. Mais tem que rezar e oferecer aos santos e o sol voltará a brilhar”

Jose Netto – Redondo I/PB

FICAR SOLTEIRA

“?Faz parte do saber popular a crença de que se varrer o pé de uma moça ela não se casará.”

Nalri Pereira – Barreiros/PB

MAU- OLHADO

” “Quizante, quebrante, quizila, quizanda o olho mau arrenegado
arretira Paizão vindo do mar sagrado”, é assim que Dona Bia de Preto reza o mau-olhado, além é claro do Pai Nosso, da Ave Maria e do nome da pessoa que está sendo rezada. No momento da reza Dona Bia faz gesto com o galho da planta em direção a pessoa que está se rezando. Se o galho da planta ficar murcho, logo, assim que a reza acabar é porque a pessoa está com mau-olhado, caso contrário a mesma não está. Para saber se o mau-olhado vem de um homem ou de uma mulher Dona Bia afirma que se os olhos começarem a lacrimejar e se houver abrimento de boca no momento em que está se rezando o Pai Nosso é porque é de homem, se isto acontecer durante a Ave Maria é porque é de mulher. O mau-olhado sempre é rezado com mato de folha verde, no caso da foto foram utilizados galhos de vassourinha.”

Dyovany Otaviano- Riacho de Pedra/PE

CURAR ÍNGUA

“Quando uma pessoa está com íngua por causa de uma enfermidade (corte, febre e entre outros) esta deve colocar o pé que é do lado da íngua na areia e contorná-lo deixando a sua marca. Com isso a dor vai amenizando e com dois a três dias ela desaparece. É o que afirmam os moradores Bezinha e Zé Feitosa.

Dyovany Otaviano – Riacho de Pedra/PE

PREVER SITUAÇÕES

“Há uma sabedoria oral popular passada de muitas gerações, que através da observação das aves da caatinga é possível prever algumas situações do cotidiano.

URUBU – A tradição afirma que “um é gosto, dois é desgosto”. Ou seja, avistar um urubu voando no céu pode ser sinal de que o observador terá boa surpresa. Avistar dois, é sinal de desgosto.

VIM-VIM – O canto dessa ave perto de casa é sinal de que os moradores receberão visita.

RASGA-MORTALHA – Essa ave de hábito noturno e de canto horripilante, raramente é vista. No entanto,ouvir o seu canto enquanto sobrevoa uma residência, é aviso de morte.

JOÃO DE BARRO – o João de Barro é conhecido pela sua engenharia ao construir o ninho utilizando gravetos e argila. Quando ao terminar sua “casa” e a porta fica para o nascente (leste), lado em que vêm os ventos de chuva, é sinal de seca, quando para o poente (oeste) é sinal de chuva favorável, e consequentemente, de boa colheita.”

Alênicon de Souza – Redondo/PB

ACALMAR O VENTO

“Para que a velocidade do vento seja reduzida é necessário pegar cruz benta feita de palha de coqueiro e colocar atrás da porta ”
Maria Luiza Ferreira da Silva-Quixabeira/AL

CURAR CANSAÇO

“?A simpatia com tartaruga serve para curar o cansaço da criança, e toda comida que a criança for comer deixar um pouco para dar a tartaruga e criala sem que a criança saiba da simpatia ajuda a acabar o cansaço.”

Edvânia Souza – Capim/AL

SEXO DOS FILHOTES

“Segundo o senhor Ailton (Itinho) para as ovelhas parirem macho ou fêmeas, tem que se fazer o seguinte para nascer macho tem que juntar as ovelhas com o carneiro em dias ímpares ex: (01/04) e para nascer fêmeas em dias pares ex:(02/04), segundo ele dá certo.”

Givaldo Silva Santos – Cachoeirinha Agrovila I/SE

CURA LEITÃO

“Para curar o leitão com mal olhado ou diarreia.
Dona Vera aprendeu com seus avós que para curar o leitão de mal olhado ou diarreia, pega uma vassoura e passa encruzilhando sobre o mesmo dizendo a seguinte frase:
“Com dois olhos botaram, com a vassoura Deus tira”. Esse ritual deve ser feito da seguinte forma em contagem impar:
No primeiro dia passa a vassoura 9 vezes encruzilhada pela manhã; 7 vezes à tarde. No segundo Dia: 5 vezes pela manhã e 3 vezes á tarde. No terceiro dia encerra com 1 vez só. Assim o leitão ficará curado.
Dona Vera diz que essa cura pode ser realizada com qualquer animal.”
Jonicleisson Morais dos Santos-Modelo I /RN