Por Missicléya Jannayna
Santo Antônio dos Posseiros/CE
Ingredientes: cuscuz,feijão, cebola, coentro, alho, pimentão, sal a gosto e uma colher de sopa de óleo(manteiga), pimenta e corante.
Modo de fazer: coloque a panela no fogo com o óleo(manteiga), uma pitada de corante, sal a gosto, depois coloque o alho, a cebola, o coentro, pimentão e a pimenta tudo picado, deixe passar um minuto no fogo, depois tire do fogo e misture tudo juntamente com o cuscuz e o feijão já cozido. Pode ser servido com a macaxeira, que também é conhecida por mandioca, ou arroz. Bom apetite!”
Por Dyovany Otaviano
Riacho de Pedra/PE
Por Maria Lizandra
Pereiros/PB
2º Passo : após a água ferver, apague o fogo e adicione o milho, deixando-o descansar até o dia seguinte .
3º Passo : escorra o milho e coloque pra secar, deixando em um ponto úmido. Chegou a hora de processar (pode ser processado em um moinho ou em uma forrageira – obs: na peça menor).
4º Passo : pegue a massa obtida após o processamento e em seguida peneire, obtendo-se duas massas diferentes, uma fina (a que será utilizada ) e outra mais grossa (esta pode ser utilizada em outras receitas).
5º Passo : Chegamos aos procedimentos finais. Coloque uma panela com a quantidade de água que se deseja fazer o angu. Quando ferver, comece a mexer e vá colocando a massa aos poucos, sem deixar de mexer. Quando obter uma consistência cremosa, deve-se deixar cozinhando até que exale o cheiro de cozido . Pode ser servido acompanhado de diversos tipos de caldo, com leite ou até mesmo com uma combinação doce.”
Por Ronaldo Vaqueiro
José Ribamar/SE
Ingredientes: milho (retirado a pele e o olho do milho), coco, leite e acúcar.
Preparo: cozinhar o milho até ficar em um estado mole. Logo após o milho cozer, junte em uma panela o milho, o leite e o leite retirado do coco e bote para cozinhar novamente, até que todos eles misturem bem. Depois de retirar do fogo, espere esfriar e já está pronto para comer.
Dica: para um melhor sabor, adicione canela quando for comer.
Por Otacio Oliveira
Cocos/PB
Por Edvânia Souza e Eliene Leninha
Capim/AL
Modo de preparo: colocar duas cenouras, uma cebola ralada, duas colheres de manteiga e coentro e sal a gosto na panela para refogar até ficar dourado. Retirar do fogo, deixar esfriar, colocar a farinha de trigo e bater a massa, sem deixá-la muito grosa.
Recheio: coloque dois tomates e meio pimentão picados, duas cenouras e uma cebola raladas, duas latas de sardinha e uma colher de manteiga. Refogar até se formar uma calda grossa, retirar do fogo e montar a torta.
Montagem da torta: três camadas – uma de massa, duas com o recheio. Colocar o restante da massa para cobrir o recheio e colocar em forno pré aquecido por 25 minutos. Dependendo do tamanho da forma, pode acrescentar alguns minutos a mais.
Para saber se a torta esta pronta, é só verificar com um garfo para ver se a massa ainda gruda. Se não grudar, sua torta estará pronta para ser servida.
Por Cícera Soares
Covões de Baixo/AL
Modo de preparo: cozinhe os umbus. Depois de cozinhados, deixe esfriar, retire os caroços, coe e bata no liquidificador, juntamente com o leite e o açúcar. Em seguida, ponha na geladeira, assim ficará mais conservado para o consumo diário. Se preferir, pode servir na hora em que foi feita.
Aqui na minha comunidade geralmente o pessoal mais idoso acrescenta farinha na umbuzada. Em compensação, a galera mais jovem prefere acompanhada de biscoitos ou pães.
Este é um prato tradicional aqui, principalmente em época de Semana Santa. Devido a fazer parte de nossa culinária, nos enriquece ainda mais e é servido antes do almoço, pois é muito forte.”
Por Cleonete Cavalcante
Baixa do Moro/PI
Por Vanessa Oliveira
Olho D’agua do Comprido/CE
Por Josiane Gomes
Tanque Velho II/PI
Modo de preparo: bata bem o açúcar, os ovos inteiros e a margarina. Depois coloque a massa já lavada e peneirada, triture a castanha o cravo e o amendoim. Despeje dentro da massa e coloque o café, o leite de coco e a erva–doce. Reserve castanha para enfeitar o bolo. Leve para forma untada e enfeite com as castanhas. Forno quente (180º graus), quando o palito estiver limpo, está no ponto de retirar do forno. Desenforme com ele quente”
Por Joyce Silva
Campinhos/AL
O preparo é rápido, com a ajuda de um liquidificador. Junte todos os ingredientes e bata bastante, até formar um creme. Depois, passe em uma peneira para retirar o bagaço e leve apenas o caldo ao fogo médio. E mexer sempre, por aproximadamente 30 minutos, até engrossar. Quando virar um mingau, a canjica está pronta.”
Por Robson de Jesus
Barro Vermelho/PI
Ingredientes: vísceras de um cabrito (bucho, tripas, fígado e rins), quatro limões grandes, sal e pimenta-do-reino a gosto, três dentes de alho esmagados, quatro cebolas picadas, um maço de cheiro verde picado, duas folhas de louro picadas, dois ramos de hortelã picados, uma xícara de vinagre, duas colheres de sopa de azeite, 200 g de toucinho fresco picado e sangue coagulado do cabrito.
Modo de preparo: limpar as vísceras, retirando a cartilagem e o sebo. Limpar o bucho e esfregar o limão por dentro e por fora. Deixar de molho em água fria com o suco de um limão por 5 h. Picar em tirinhas as tripas e demais vísceras. Temperar com sal, pimenta-do-reino, alho, cebola, cheiro verde, louro e hortelã.
Juntar o vinagre e deixar descansar. Aquecer o azeite e adicionar o toucinho, deixando em fogo baixo até derreter, formando torresmos. Retirar os torresmos e na gordura que se formou refogar todas as vísceras. Juntar o sangue coagulado já picado e retirar do fogo. Retirar o bucho do molho de limão, aferventar inteiro. Colocar o refogado de vísceras e os torresmos no interior do bucho e costurar com agulha e linha. Levar ao fogo uma panela com bastante água e sal e deixar ferver. Colocar o bucho e cozinhar em fogo brando durante 4 h. Servir com molho de pimenta forte e farinha de mandioca crua.
Por Paula Lima
Oitis/CE
Por Silvaney Ribeiro
Retiro II/SE
um coco ralado, 500 g de açúcar e canela em pó a gosto.
Modo de preparo: coloca o arroz e a água no fogo até cozinhar, acrescente o açúcar e o coco, deixe no fogo mais 10 minutos para que os ingredientes se misturem. Após cozinhado, sirva colocando a canela por cima. O arroz doce é um prato muito usado em nossa comunidade, tanto para o consumo das famílias, como para ser vendidos em festas.”
Por Maria Estela e Guilherme Angelo
Sítio Alegre/CE
Modo de preparo: refogue o alho no óleo e adicione o feijão cozido. Quando o feijão estiver fervendo, adicione o arroz e o cheiro verde. Quando o baião estiver quase pronto, adicione o queijo. Agora é só servir. É tradicionalmente acompanhado de frango e porco frito. Esse é nosso almoço tradicional aos domingos.”
Por Dyonany Otaviano
Riacho de Pedra/PE
”
Por Fabio Pereira
Serra do Meio/AL
Ingredientes: goma da mandioca (tapioca), sal a gosto, coco ralado (coco natural) e palha de bananeira.
Modo de preparar: peneire a goma em usa panela, coloque o sal e o coco e misture bem. Em outra panela levemente aquecendo, coloque as palhas de bananeiras (obs: duas camadas de palha). Quando as palhas estiverem levemente aquecidas (murchas), coloque a goma e vá fazendo o desenho do beiju (formato circular). Após esse procedimento, vá fechando as palas até a goma ficar totalmente coberta. Coloque um objeto pesado sobre as palhas para que estas não se soltem e espere uns 15 muitos. Após os 15 minutos, inverta a posição do beiju para a parte superior cozinhar. Espere mais uns 10 minutos e pronto.”
Por Alênicon de Souza
Redondo/PB
Por Rosaliny Caldeira
Batalha/PB
Modo de preparo: bata a clara e gema dos ovos. Depois de batida, adicione a massa até ficar macia e adicione o colorau, coentro, cominho e sal. Depois disso, pegue o peito de frango e ponha para escaldar. Desfie, coloque sazon e amasse em pequenos formatos de bolinhas, sendo cobertas pela massa ao ser levadas para frituras.”
Por Silvaney Ribeiro
Modelo I/RN
Modo de preparo: em uma panela, ferva a água com o sal, a pimenta pisada no pilão, o colorau, o coentro e a cebolinha picados. Ao atingir a fervura, quebre os ovos dentro da panela. Quando as claras dos ovos estiverem bem firmes, retire com uma espumadeira e reserve. Acrescente a farinha aos poucos, mexendo com uma colher de pau, até virar um pirão ralo. Despeje o pirão em uma recipiente e coloque os ovos por cima. Sirva morno.
Variações: pode ser acrescentado na panela tomate e cebola picadinha. Os ovos podem ser retirados como descrito acima, ou mexido junto com os demais ingredientes como na foto.
Obs: essa receita pode ser usada como tira gosto para quem gosta de tomar uma biritinha e dizem que levanta os caídos.”
Por Eva Gomes
Itaizinho/PI
Modo de preparo: leve o leite ao fogo, de preferência no fogão a lenha. Quando o leite ferver, coloque o açúcar. Não pode parar de mexer, para não derramar. Depois de algumas horas, o doce está pronto e, para finalizar, coloque uma pitada de canela. Depois é só degustar desse saboroso doce de leite.”
Por Nalri Pereira
Barreiros/PB
Ingredientes: 1kg de torresmo, sal e pimenta do reino, 3 dentes de alho amassados, 1/2 xícara de óleo e limão para acompanhar.
Modo de preparo: tempere o torresmo com o sal, pimenta e alho. Coloque o alho pra aquecer e em seguida coloque o torresmo no fogo. Tampe e frite até os torresmos ficarem sequinhos. Escorra em papel toalha e sirva com limão.”
Por Raylla Ramos e Antonia Karvalho
Sitiozinho/PI
Por Josias Ribeiro, Andressa Silva e Nelson Gomes
Solidão/PI
Por Maria Estela e Guilherme Angelo
Sítio Alegre/CE
Modo de preparo: misture água, sal, feijão, milho, orelha de porco e pé de porco e cozinhe.
Tradicional mungunzá, servido em comemorações de modo geral.”
Por Ronaldo Vaqueiro
José Ribamar/SE
Ingredientes: fígado, sangue de porco ou boi (refogado na água quente), coração, rim, banha, sal, tempero e colorau.
Preparo: cortar o fígado, sangue, coração e rim em pedaços bem pequenos e, logo após, juntar em uma panela a banha e os demais ingredientes. Acrescentar um pouco de água e levar ao fogo até que esteja cozinhado. Depois é só misturar com farinha ou comer como desejar.”
Por Adriel Luis
Uruçu/PB
Por Vanielli Geilson
Baixio/PB
Ingredientes da bolinha de frango: 1Kg de filé de peito de frango, sal a gosto, colorau (corante de urucum), pimenta a gosto, cominho a gosto, alho a gosto e 25 ml de óleo.
Cobertura: 6 ovos, uma xícara e meia de farinha de trigo fermentada, sal a gosto, colorau (corante de urucum), pimenta a gosto, cominho a gosto, alho a gosto e óleo.
Modo de Preparo: cortar em cubos filé de peito de frango e colocar em uma panela para escaldar por cerca de 20 minutos. Depois de escaldado e frio, moer – se não tiver moinho, pode ser em liquidificador ou multiprocessador. Logo após, temperar com sal, pimenta, cominho e alho a gosto. Misturar bem em uma panela, colocar 25 ml de óleo e colocar a carne para dourar. Agora é só modelar as bolinhas.
Cobertura: em uma batedeira, bater a clara dos ovos para que fique em neve. Juntar as gemas, sal, pimenta, cominho, alho e a farinha e bater até ficar uma massa homogênea.
Para cobrir as bolinhas pegue uma panela coloque óleo para que fique cobrindo 2 cm do fundo e coloque no fogo para esquentar, enquanto esquenta pegue as bolinhas e coloque dentro da tijela da massa, cubra elas e coloque na panela com o óleo ja quente, espere dourar todos os lados da bolinha retire e coloque em um refratário com papel toalha para que o excesso de óleo seja absorvido e sirva-se bem. Pode ser comido quente ou frio.
”
Por Nonata Lopes
Tanque Velho/PI
Ingredientes: ovos, tapioca, óleo/margarina, fermento, açúcar e forma.
Dica: esse bolinho fica muito mais gosto quando é assado no fogão a lenha.”
Por Carla Amanda
Queimadas/PB
Ingredientes: vísceras de bode (bicho, tripas, rins e fígado), sal a gosto, 4 pimentões, 4 cebolas, 4 tomates, coentro, 5 dentes de alho e 6 folhas de hortelã picadas.
Modo de preparo: limpe o bucho, de dentro pra fora, com vinagre e deixe de molho por 5 minutos. Depois corte o bucho do tamanho que desejar e corte também os demais ingredientes. Coloque dentro do bucho e costure com linha e agulha. Depois de feito, coloque no fogo por aproximadamente 4 horas depois e só servir, de preferência com arroz mole e não podendo faltar uma pimentinha pra acompanhar.”
Por Maria Andrade
Maxi/AL
Receita: corte em pedaços pequenos as tripas, misture com os temperos e encha o bichos com os temperos e as tripas. Costure com uma linha o buxo e leve ao fogo.”
Por Jeane Melo
Baixa do Novilho/RN
Ingredientes para recheio: 1 peito de frango (desfiado), 100 gramas de milho verde, 100 gramas de ervilha e 1 tablete de caldo de galinha.
Modo de preparo: coloque em um recipiente as 500 gramas de flocos de milho, acrescente a cebola, tomate e o pimentão, adicione água e sal agosto e leve ao fogo por 10 minutos. Junte todos os ingredientes que serão usados para o recheio e leve ao fogo por três minutos. Logo após, adicione ao cuscuz mexendo aos poucos para que o recheio una-se ao cuscuz.”
Por Ewerton Silva
Limoal/RN
Modo de preparo: corte a cebola, a batatinha, a cenoura e o coentro. Coloque água e depois um pouco de sal e coloque no fogo. Demora de 4 a 5 minutos na panela de pressão.”
Por Dyovany Otaviano
Riacho de Pedra/PE
Por Joseane Teodoro
Furnas/PE
Modo de preparo:prepare a massa apenas com sal. Coloque uma camada de massa na assadeira e uma camada de coco ralado, depois outra de massa. Quando assar um lado, vire para assar o outro e está pronto para ser degustado.”
Por Jailma Gonçalves
Tabuleiro/AL
Por Francisco Pereira e Josias Ribeiro
Lagoado/PI
Por Luzenira Gomes
Pedra Branca/PE
Coloque para escaldar e depois coloque todos os temperos, principalmente coentro verde e uns pedacinhos de charque picada. Depois de escaldado, olhe, vou dizer pra tormar com uma Pituzinha. Não tem melhor.”
Por Jose Netto
Redondo I/PB
Modo de fazer: deixe o leite coalhar e apurar muito bem, coloque num saco de pano e deixe escorrer o soro do leite. Depois, bata bastante em uma garrafa, coloque no fogo, tire a manteiga e misture. E está pronto.
Obs: quando for fazer, não pode chegar ninguém, pois, segundo dizem os mais velhos, coloca a perder. É uma simpatia da comida, por isso só tirei foto depois de pronto!”
Por Eronilda Ventura
Mercador/AL