DESAFIO 3 – LISTAR AS QUESTÕES E PROBLEMAS DA COMUNIDADE E ESTUDAR CAMINHOS PARA A SOLUÇÃO

Após as reflexões e levantamentos realizados nas etapas anteriores, agora é a hora das comunidades definirem suas prioridades para ação. As questões e problemas da comunidade são listados e classificados segundo sua urgência, importância e viabilidade. Duas das questões serão apontadas como prioritárias para que a comunidade planeje uma ação em resposta a elas.

Comunidade: Raiz do Sana

Município: Nova Friburgo

Estado: RJ

LISTA DAS QUESTÕES PRIORITÁRIAS PARA A COMUNIDADE

CLIQUE AQUI para ver a lista de questões prioritárias da comunidade.

ELABORAÇÃO DA ÁRVORE DE PROBLEMAS DA PRIMEIRA QUESTÃO

Selecionadas as questões no passo anterior, a comunidade irá estudar uma delas mais detalhadamente por meio da construção de uma Árvore de Problemas. A questão central será o tronco da árvore. Na copa serão descritas as conseqüências desse problema central e em suas raízes serão elencadas as causas do problema.

CLIQUE AQUI para ver a Árvore de Problemas construída pela comunidade.

ELABORAÇÃO DA ÁRVORE DE OBJETIVOS DA PRIMEIRA QUESTÃO

A Árvore de Objetivos é um rebatimento dos elementos da árvore de problemas. Em seu tronco será definido um objetivo de ação que responda ao problema central apontado na árvore anterior. Em sua copa serão elencados os resultados que se espera obter e nas raízes os objetivos específicos das ações a serem realizadas para solucionar o problema central.

CLIQUE AQUI para ver a Árvore de Objetivos construída pela comunidade.

VÍDEOS RELACIONADOS ÀS ATIVIDADES DO DESAFIO 3